Atividades

Dentro do Parque proporcionam-se atividades para toda
a família e fora dele vários circuitos de visita regional

iconatividades1

DENTRO DO PARQUE
DURANTE O DIA OU DE NOITE

Dentro do parque, pode visitar a quinta a pé, com bicicleta, ou de burro, seguindo a sugestão do programa abaixo, e ao longo do percurso pode realizar um Peddy Paper, ou criar um Quizz  espontâneo, ou ainda, agendando uma visita guiada personalizada. (duração cerca de 1/1.30h)

1 – Partida da receção do parque de campismo rural/entrada da piscina biológica (contactar e agendar com Guarda Miguel te.l 934987954 ou João 913009590 ) com  possibilidade de comprar agua fresca, ou refrigerantes  no Bar de apoio.

2- Deslocação em direção ao Miradouro do GM- Grão Mestre, orientado a nascente,  depois de contornar a gaiola dos pavões, passagem pelos sanitários, pelo barbecue e das plataformas de parking e pernoita, com vista para a caravana de aluguer .

3- Observação do lago da albufeira da Barragem de Pedrogão do Alentejo, e da pedra da Degola, (sacrifícios) com assento no Trono de Salomão frente ao possível altar.

4- Descida à direita, segundo a placa de sinalização castanha, para o Novo Pinhal e folha de Sobreiros, com contorno deste, ficando sempre a sua esquerda, ate ao passadiço do Vasco em betão, do  e açude da linha de água, ladeando o charco dos patos, e entrada na ciclovia atravessando um portão metálico de rede, em direção a poente.

5- Observação do lago dos gansos, e patos mudos e marrecos, e subida pelo trilho da ciclovia com loendros brancos, e oliveiras, e com área de horta biológica, em pousio, ate ao memorial da Ciclovia e azulejo do poema da Avo Vera, junto à vinha de demonstração.

6- Travessia para a margem direita da linha de água, pelo pontão She and Me, e contorno ate a Fonte Mágica do Amadeu junto à central solar do furo artesiano. Acionamento do botão da Fonte Magica e leitura da placa do mapa de toponímica sob o espantalho do mocho.

7- Subida ate à estrada de acesso ao Parque de autocaravanas ( e virar a esquerda para a ASA-Área de serviço para Autocaravanas) e passagem pela Talha (de plástico) e da Cerca da Burricada, com vista do Cabanon dos burros mirandeses, e do Comedouro/bebedouro com os azulejos azuis replicas, da Viúva Lamego, sob uma azinheira com o INSECT HOTEL (apoio à biodiversidade)

8- Vistas sobre a o plano de água da Barragem do Guadiana do Miradouro dos Co-pilotos, assento para fotos no cadeirão de pedra She and Me, vista do barbecue, estação de serviço das autocaravanas, e passagem pela receção da ASA, e da cadeira do Guarda Miguel, e de seguida entrada no Oasis Circuit, assinalado por placa.

9- Reconhecimento do portão do Caminho da Vila, que entre quintas, conduz à Vila de Pedrógão do Alentejo, em direção a poente, em pista de terra batida utilizável também como ciclovia, ou para burricadas mais experientes, atá a Torre do Relógio.

10- Percurso circular do Oásis com rotação pela direita, à volta das pedras de granito com passagem pelo Assador Troglodita, mesa de pic nic, Fonte do Penedo Rachado, Pomar, Charco vivo das Rãs, e Pedra dos buraquinhos, com vistas para o Olival Novo de azeitona Picual.

11- Regresso pelo caminho inverso, em direção a nascente, desde o Oásis, ASA, ciclovia, ate a encruzilhadas 3 estradas, passando entre as cercas dos burros, pelo Estabulo Gampling, (sala de refeições e reuniões, mesas e cadeiras, e no exterior, com assador/forno de pão, e apoio sanitário e de lava louças. Utilizável à noite com iluminação solar externa e velas no interior

12- Identificação do impasse do cisne branco, e da cerca dos burros da Palestina e dos burros ibéricos, dos gamos e corças, com o jovem bâmbi, do recinto dos perus pretos, frente à cerca dos burros, e dos Lamas e fracas, e ao lado da cerca dos porcos asiáticos, e da vaca taurina.

13- Passagem pela frente da zona agrícola de serviços, do lado direito, com 2 fornos de carvão (desativados) e celeiros de palha, canil, e garagem do trator, e alfaias agrícolas.

14- Reconhecimento da mesa de picnic da árvore das gaiolas abertas, do lado esquerdo, ao lado da estrutura da casa de guarda dos arreios, e raçoes dos animais, e da receção do parque de campismo rural, contigua da casa de madeira do Bar, com a simbologia do Caminho de Santiago de Compostela. Possibilidade sazonal de banca para compra de produtos da Quinta.

15- Entrada para circulação, no recinto do Jardim Aquático e da Piscina Biológica com explicação do seu funcionamento. Vista da Fonte do Druida, e da flora e da fauna aquática autóctone do Alentejo/ Guadiana, podendo identificar-se relas, salamandras, libélulas, etc. e nenúfares, pinheirinhos, trevos aquáticos de 4 folhas, hortelã das ribeiras, narcisos, e ataboas, entre outras plantas. Mostra do abrigo da caixa dos morcegos, para apoio à sua fixação e reprodução, em colaboração com a EDIA.

Pausa final no ”Banco dos Nandins”. Avaliação das respostas do Peddy Paper ou do Quizz.

Atividades
iconatividades2

FORA DO PARQUE

Fora do parque e num raio de 50 kms há um conjunto de outras atividades, possíveis tais como:

Passeios Pedrestes e de Bicicleta
Traga a bicicleta e percorra os trilhos pedestres até à aldeia de Pedrogão,  à sua barragem do Guadiana, e ainda até à ermida da Orada.

Passeio de Barco pelo Alqueva
Todos os dias há barcos a partir da Marina da Amieira, do Cais da Barragem e de Monsaraz. Na Marina da Amieira há várias empresas que organizam passeios pela barragem. Em Mértola também é possível passeios no rio e alugar canoas

Experiências Gastronómicas
O Alentejo é também conhecido pela sua gastronomia com vinhos muito procurados.  Nos vários restaurantes da zona pode degustar os pratos tradicionais da região, como o ensopado, as migas, gaspacho, açordas e doces regionais acompanhados de pão regional, azeitonas e queijo.

Desportos de água
Para os mais aventureiros, a região do Alqueva oferece marinas e praias com ótimas condições para a prática de desportos aquáticos, como a vela, sky e stand-up paddle, pesca ou para passeios de canoa e caiaque.

Observação de Estrelas
Até o céu noturno dos Lagos do Alqueva e Pedrogão é um convite único. A região onde está situado foi a primeira do mundo a receber a certificação Starlight, que atesta a sua qualidade para a observação de estrelas. Visite o Observatório do Dark Sky Alqueva, na aldeia da Cumeada e passe um serão a explorar o universo de forma inédita.

Atividades

explore

WhatsApp chat